Vida Saudável

CAMINHADA E CORRIDA DE RUA

Junto com uma alimentação balanceada, a prática regular de atividades físicas é fundamental para manter a saúde em dia. Os benefícios são variados: quem pratica atividade física aeróbica ou treinamento com pesos apresenta melhora na função cardiorrespiratória (coração-pulmão), imunidade, metabolismo energético, força e massa muscular, fadiga, depressão e na qualidade de vida em geral.

Caminhar ou correr na esteira é uma ótima atividade. Na academia ou em casa, anote essas dicas e bom treino: mantenha o abdômen firme e contraído. Se você sentir dor na região das canelas, diminua a velocidade e evite inclinações. Respeite os seus limites e o seu condicionamento físico. Aumente a intensidade sempre que necessário. Faça alongamento antes de iniciar e após o exercício.

De acordo com o Instituto Lado a Lado pela Vida, a caminhada é um exercício sem contraindicação. Pode ser praticada em qualquer lugar e por qualquer pessoa. Além de democrática, é considerada a melhor atividade para o coração, por ser amena e estimular o batimento cardíaco. É indicada para controlar a pressão arterial, os níveis de colesterol e diabetes; aumenta a disposição e previne problemas cardiovasculares, como AVC e infarto. Segundo a Associação Americana do Coração, a prática diminui em 9,3% o risco de desenvolver uma doença cardíaca, reduz em 4,3% a probabilidade de apresentar colesterol alto e em 7,2% o risco de sofrer de hipertensão.

PILATES

BICICLETA

Ver todas as atividades