Ainda que o conceito de masculinidade venha sendo atualmente contestado, há um longo caminho a ser trilhado para que os homens entendam que precisam cuidar da sua saúde.
Estereótipos de gênero, valores patriarcais e conceitos ultrapassados sobre o que significa “ser homem” ainda prevalecem em nossa sociedade e fazem com que muitos não abracem suas vulnerabilidades e achem que seu valor está em se mostrar forte o tempo todo.
E, se pararmos para refletir, o ato de se cuidar é um hábito que deve começar já na infância. As pessoas do sexo feminino, por exemplo, costumam visitar um médico regularmente a partir da primeira menstruação.
E nessa dinâmica, como ficam quem é do sexo masculino? Você que tem filhos, busca educá-los para que sejam responsáveis pela própria saúde?
Os pais são a primeira referência da criança e, embora todo o processo de educação dos filhos seja complexo, eles serão determinantes para o tipo de pessoa que se tornarão no futuro.
Portanto, é fundamental que, desde pequeno, eles sejam ensinados sobre a importância do autocuidado, de se alimentar bem, praticar atividades físicas e de ir ao médico, mostrando que essa é uma responsabilidade que, no futuro, será dele.
Para isso, a participação efetiva do pai com os cuidados dos filhos é crucial para que a criança não crie a percepção de que o cuidado – tanto do outro quanto de si mesmo – vem apenas da mãe ou das figuras femininas à sua volta.
Sempre que possível, cerque-os de boas referências e mostre que você também cuida da sua saúde.
Além disso, lembre-se de incentivá-los a demonstrar suas emoções e sentimentos. Para os meninos se passa a ideia de que são mais fortes e resistentes, o que faz com que sintam dificuldades de se expressar quando algo não vai bem.
Gostou das dicas? Compartilhe com todos os papais e mamães de meninos para que cada vez mais homens se tornem protagonistas do seu cuidado!
Add a Comment