Você sabia que o transplante de medula óssea (TMO) pode ser indicado como forma de tratamento para cerca de 80 doenças, dentre elas, a leucemia mieloide aguda (LMA)?1
Segundo o REDOME (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea), o número de doadores voluntários tem aumentado nos últimos anos, porém, cerca de 650 pessoas ainda aguardam por um transplante2.
Por isso, preparamos um guia para você ver como é fácil se tornar um doador e tirar todas as suas dúvidas em relação ao procedimento.
Como se tornar um doador?3
O passo a passo para se tornar um possível doador é simples:
- Procure o hemocentro do seu estado.
- Lá você preencherá uma ficha com informações pessoais e será retirada uma pequena quantidade de sangue (10ml) – não esqueça de levar o documento de identidade!
- O seu sangue será analisado por exame de histocompatibilidade (HLA), um teste de laboratório para identificar suas características genéticas.
- Os seus dados pessoais e o tipo de HLA serão incluídos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).
- Quando houver compatibilidade, você será consultado para decidir quanto à doação. Por este motivo, é muito importante manter os dados sempre atualizados!
- Para ser considerado um doador apto, serão necessários outros exames para confirmar a compatibilidade uma avaliação clínica de saúde.
Quais são os requisitos?
Para fazer parte do banco do REDOME, você precisa:
– Ter entre 18 e 35 anos de idade.
– Estar em bom estado geral de saúde.
– Não ter doença infecciosa ou incapacitante.
– Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.
Uma vez achado um paciente que seja compatível, o procedimento para a doação acontece sem complicações. Veja abaixo!
Como será realizada a doação, no caso de eu ser compatível com algum paciente?4
Existem duas formas de realizar o procedimento e eles são mais simples do que se imagina:
– Cirurgia: sob anestesia peridural ou geral, a medula é retirada do interior de ossos da bacia, por meio de punções. O procedimento leva em torno de 90 minutos e requer internação de 24 horas. A medula óssea do doador se recompõe em apenas 15 dias.
– Coleta por aférese: o doador faz uso de uma medicação por cinco dias com o objetivo de aumentar o número de células-tronco – células mais importantes para o transplante de medula óssea. Após esse período, a doação é realizada por meio de uma máquina de aférese, que colhe o sangue da veia do doador. Não há necessidade de internação nem de anestesia, sendo todos os procedimentos feitos pela veia.
Importante destacar que somente um médico poderá decidir qual método de doação será mais adequado e benéfico ao paciente e a escolha dependerá de alguns fatores como tipo da doença e a fase que ela se encontra5.
Doar medula óssea pode deixar a pessoa paraplégica?
Existe um mito de que doar medula óssea pode deixar a pessoa paraplégica, porém não há chances de isso acontecer e a explicação é simples: a medula espinhal e a medula óssea são totalmente diferentes. A medula óssea é um tecido líquido que ocupa a cavidade dos ossos (conhecida popularmente como o tutano do osso). Já a medula espinhal tem a função transmitir os impulsos nervosos, a partir do cérebro, para todo o corpo6.
Pode doar medula óssea mais de uma vez?
A reposta é sim! Não há uma quantidade máxima de vezes que uma pessoa pode doar. Isso acontece porque as células se renovam, aproximadamente, a cada 30 dias1.
Viu como o procedimento é simples e seguro?
Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana após a doação. Além disso, no caso do doador sentir algum desconforto localizado nos primeiros dias após a realização do procedimento, eles podem ser amenizados com o uso de analgésicos e medidas simples4.
Clique aqui e encontre agora mesmo o hemocentro mais próximo de você!
Fontes:
- Doação de medula óssea. Disponível em: <https://revista.abrale.org.br/doacao-de-medula-ossea/> Acessado em agosto de 2022
- REDOME (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea). Dados. Disponível em: <http://redome.inca.gov.br/o-redome/dados/> Acessado em setembro de 2022
- REDOME (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea). Como se tornar um doador. Disponível em: <http://redome.inca.gov.br/doador/como-se-tornar-um-doador/> Acessado em agosto de 2022
- REDOME (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea). Como é feita a doação. Disponível em: <http://redome.inca.gov.br/doador/como-e-feita-a-doacao/> Acessado em agosto de 2022
- Como é feita a doação de medula óssea. Disponível em: <https://ameo.org.br/como-e-feita-a-doacao-de-medula-ossea/> Acessado em agosto de 2022
- REDOME (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea). Perguntas e respostas do doador. Disponível em: <http://redome.inca.gov.br/doador/perguntas-e-respostas-do-doador/> Acessado em agosto de 2022
Add a Comment