Doctor Shaking Patient's Hand

Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)

O que é?

A hiperplasia prostática benigna (HPB) é o aumento benigno da próstata. Em torno de 25% dos homens acima dos 50 anos são atingidos pela HPB, proporção que aumenta conforme a idade, chegando a até 90% dos homens acima de 80 anos.

Apesar de atingir a próstata, a HPB não é um tipo de câncer e também não aumenta as chances de tumores surgirem na glândula. Porém, seu crescimento descontrolado pode pressionar a uretra e dificultar a passagem da urina, que pode causar outros problemas, como infecções urinárias, dificuldade para esvaziar a bexiga e até mesmo a paralisação dos rins.

 

Fatores de risco

  • Alimentação – Consumir gorduras saturadas e zinco demais pode causar um aumento nas chances da HPB acontecer6.
  • Hereditariedade – Assim como no câncer de próstata, as chances de desenvolver HPB são maiores caso algum parente de primeiro grau teve a doença.
  • Envelhecimento – É extremamente raro a HPB acontecer em homens com 40 anos ou menos. Porém, após os 50 anos, 1 em cada 4 homens tem algum tipo de sintoma da próstata aumentada.
  • Outras Doenças – Homens com doenças cardiovasculares prévias, obesidade e diabetes possuem mais chances de desenvolver a HPB de acordo com estudos.

 

Prevenção

O único jeito de reduzir o risco da HPB se manifestar é ir anualmente ao urologista após os 40 anos. A partir dessa idade, realizar os exames de rotina, mesmo sem sintomas, é fundamental para identificar e tratar a condição.

 

Diagnósticos e exames

Assim como outras condições relacionadas à próstata, a melhor forma inicial de identificar a HPB é através do exame de toque retal. Nele, o urologista conseguem avaliar a próstata, podendo também verificar se existem indícios de câncer.

Outro exame que também auxilia no diagnóstico da HPB é o teste de Antígeno Prostático Específico (PSA), substância produzida pela próstata que pode indicar a condição e também o câncer de próstata.

Além desses dois exames, existem muitos outros que podem ser solicitados pelo seu urologista: ultrassonografia, a taxa de fluxo de urina, análise do fluxo de pressão da bexiga, cistoscopia e outros.

 

Dúvidas frequentes

Quando a HPB pode surgir?

A partir dos 50 anos, as chances de desenvolver a condição aumentam. 25% dos homens com essa idade podem sofrer com os sintomas da HPB, proporção que pode aumentar para 50% dos homens com mais de 60 anos, chegando a 90% dos homens com 80 anos.

Existe alguma relação entre tamanho da próstata e sintomas intensos?

Cada caso é diferente, com várias peculiaridades relacionadas ao paciente, que são analisadas pelo médico responsável. Por isso, busque avaliação médica para informações mais detalhadas e precisas.

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *