Como acontece?
O câncer é uma doença que se inicia devido ao crescimento e multiplicação anormal e descontrolados das células, que se agrupam e podem causar a origem de uma massa, conhecida popularmente como tumor. No entanto, somente os chamados tumores malignos são considerados câncer. Além disso, o câncer pode ser classificado como sólido ou hematológico, sendo este último quando sua origem acontece nas células sanguíneas e, por isso, também são conhecidos como cânceres do sangue –, sendo a leucemia um dos mais comuns dessa classe1.
A leucemia tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, tecido encontrado no interior dos ossos, e que nada mais é do que o local de fabricação das células sanguíneas que dão origem aos glóbulos brancos (leucócitos), aos glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e às plaquetas, que por sua vez, são responsáveis por várias funções no nosso organismo, como a de proteger nosso organismo, carregar e transportar oxigênio, e de formar coágulos que evitam hemorragias2.
Existem diversos tipos de leucemia, que são divididas com base na velocidade da progressão e no tipo de células envolvidas. A leucemia mieloide aguda (LMA) é aquela que ataca toda as linhas celulares citadas acima, a caracterizando como agressiva e de rápida evolução, uma vez que o número de células leucêmicas cresce rapidamente, fazendo com que a doença se agrave num curto intervalo de tempo, especialmente em pacientes com mais idade, que podem possuir outros problemas de saúde3.
Quais são os sinais e sintomas?
Os sinais e sintomas da leucemia mieloide aguda não são exclusivos da doença e podem estar relacionados a outras condições clínicas. Ainda assim, caso se perceba algum deles, é importante consultar um médico para que a causa seja diagnosticada o quanto antes. Os sinais e sintomas da leucemia são consequências da invasão das células malignas na medula óssea, que atrapalham a produção das células sanguíneas normais e resultam nas seguintes manifestações clínicas4,5:
Quais são as causas?3
A causa da leucemia mieloide aguda é desconhecida, mas suspeita-se da associação entre:
- Idade, sendo mais comum à medida que as pessoas envelhecem
- Tabagismo
- Histórico familiar da doença
- Pessoas que possuem outras doenças do sangue
- Pessoas que já nascem com doenças genéticas, como a Síndrome de Down
- Exposição a altos níveis de radiação
- Exposição a certos produtos químicos, como o benzeno
- Tratamentos prévios de câncer como quimioterapia e radioterapia
Como é feito o diagnóstico?2
Diante da suspeita de um quadro de leucemia mieloide aguda, o médico onco-hematologista – responsável por diagnosticar e tratar cânceres do sangue como a leucemia – poderá solicitar os seguintes exames laboratoriais:
- Hemograma – usado para mensurar o número de glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas
- Mielograma – o médico hematologista ou patologista irá examinar uma amostra de célulasde medula óssea para analisar tamanho, formato, e contagem das células.
- Imunofenotipagem (Citometria de Fluxo) – usado para classificar as células conforme o tipo de antígeno em sua superfície, ou seja, se são mieloide ou linfoide, e de seu estágio de desenvolvimento.
- Testes genéticos – detectam mutações em genes específicos, que podem ajudar a definir os tratamentos mais adequados.
O tempo que a leucemia mieloide aguda leva para ser diagnosticada – quanto mais cedo, maiores são as chances de cura – e identificação do tipo específico são fatores essenciais para escolha de um tratamento que favoreça um desfecho favorável aos pacientes2.
Quais são os tratamentos disponíveis?2
O tratamento de leucemia mieloide aguda tem como objetivo destruir as células leucêmicas para que a medula óssea volte a produzir células normais e deve ser iniciado logo após o diagnóstico, já que a doença pode progredir de forma muito rápida no organismo. As terapias mais comuns são:
- Quimioterapia: podem ser monoterapias ou terapia combinada, oral ou endovenosa.
- Terapia biológica: tratamento que ajuda o sistema imunológico a reconhecer e atacar as células leucêmicas.
- Terapia alvo: uso de drogas que atacam vulnerabilidades específicas dentro das células cancerígenas.
- Radioterapia: procedimento bastante raro em caso de leucemias, mas pode ser indicado antes do transplante de medula óssea.
- Transplante de medula óssea (TMO): procedimento que substitui a medula óssea doente por uma saudável.
Por que é importante conhecer o seu tipo de leucemia mieloide aguda?
A leucemia mieloide aguda é uma doença grave que possui diversos subtipos. Um dos fatores determinantes do prognóstico do paciente é a presença de alguma mutação genética, como, por exemplo, a mutação no gene FLT3, que representa uma evolução desfavorável para o paciente. Conhecer o tipo de mutação genética pode definir o melhor tratamento para a doença2. Lembre-se de conversar com o seu médico sobre as opções de tratamentos específicos para o seu tipo de LMA.
A leucemia mieloide aguda pode ocorrer tanto em adultos como em crianças, mas a incidência aumenta conforme o avanço da idade6. Devido a este fator e todas as dificuldades e desafios enfrentados durante uma jornada de tratamento de uma doença grave, uma das coisas que não pode faltar é o apoio aos pacientes e seus cuidadores, que enfrentam uma rotina cansativa de consultas, exames, e idas ao hospital e precisam de muita força para enfrentar essa jornada conjunta.
Fontes:
- ABRALE (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia). O que é câncer. Disponível em: <https://www.abrale.org.br/doencas/o-que-e-cancer/> Acessado em março de 2022
- ABRALE (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia). Manual de LMA. Disponível em <https://www.abrale.org.br/wp-content/uploads/2020/11/Manual-de-LMA.pdf> Acessado em fevereiro de 2022
- INCA (Instituto Nacional de Câncer). Leucemia. Disponível em <https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/leucemia> Acessado em fevereiro de 2022
- Acute Myeloid Leukemia (AML) In Adults. Disponível em <https://www.cancer.org/cancer/acute-myeloid-leukemia/detection-diagnosis-staging/signs-symptoms.html > Acessado em fevereiro de 2022
- Sinais e sintomas da leucemia mieloide aguda (LMA). Disponível em: <http://www.oncoguia.org.br/conteudo/sinais-e-sintomas-da-leucemia-mieloide-aguda-lma/1598/332/> Acessado em fevereiro de 2022
- IVOC (Instituto Vencer o Câncer). Leucemia Mieloide Aguda – O que é. Disponível em <https://vencerocancer.org.br/tipos-de-cancer/leucemia-mieloide-aguda/leucemia-mieloide-aguda-o-que-e/> Acessado em março de 2022.
Add a Comment