Checkups

O poder das campanhas para o diagnóstico precoce do câncer

Os avanços da medicina e as novas tecnologias para o combate ao câncer são motivos de comemoração, mas ainda é preciso vencer a batalha contra o diagnóstico tardio da doença, que contribui para que seu índice de mortalidade seja cada vez maior1.

Considerado o maior problema de saúde pública no mundo, o câncer está entre as quatro principais causas de morte antes dos 70 anos de idade na maioria dos países. Um dado alarmante, né? Para se ter uma ideia, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimou que no Brasil, entre 2020 e 2022, surgiriam a cada ano 625 mil novos casos da doença, sendo mais incidentes o câncer de pele não melanoma (177 mil), seguido pelos cânceres de mama e próstata (66 mil cada)2.

Um grande aliado neste cenário é a informação. Confira abaixo como as campanhas têm o poder de ajudar em diferentes momentos da jornada do paciente, inclusive, no diagnóstico.

A incidência do diagnóstico tardio do câncer cresceu no Brasil

Mesmo com os impactos da pandemia da covid-19 na realização de exames de diagnóstico e monitoramento3, o Sistema Único de Saúde (SUS) atendeu cada vez mais pessoas: uma pesquisa do DATASUS, realizada desde 2008, apontava até pouco mais de 150 mil novos pacientes por ano com a doença; dez anos depois, segundo o mesmo levantamento, essa quantidade passou para mais de 200 mil brasileiros anualmente, mantendo-se constante mesmo durante o período pandêmico4. Por outro lado, a intervenção terapêutica ainda tem iniciado com atraso: em 2021, 62% dos pacientes iniciaram seus tratamentos em estágio avançado da doença4. Em 2008, esse número foi de 53%. Fatores como esse podem ser decisivos na jornada contra o câncer.

 

Entre as causas que contribuem para o aumento na quantidade de óbitos pela doença estão o envelhecimento, o predomínio dos fatores de risco para cada tipo de câncer e a falta de iniciativas eficazes para incentivo à prevenção e, principalmente, o diagnóstico precoce.

Campanhas de conscientização podem contribuir para a melhora do cenário no Brasil

É necessário que toda a população saiba a importância da busca por ajuda especializada e da realização check-ups de saúde periódicos, além de ter acesso a informações que ajudem a identificar possíveis sinais da doença em estágio inicial. Com o diagnóstico precoce, será mais viável realizar o tratamento adequado para cada caso e, possivelmente, ajudar a reduzir o índice de óbitos causados pelo câncer no país.

Uma alternativa eficiente para atingir esse objetivo é levar conscientização sobre o câncer, como fazemos aqui na Trato Feito com a Saúde.

Por aqui, você encontra conteúdos sobre saúde e hábitos saudáveis para pessoas de todas as idades. Com a meta de levar informação de qualidade a ainda mais pessoas, também estamos presentes no Facebook e no Instagram. Segue a gente por lá! 😉

Clique aqui e leia nossos artigos sobre saúde, cuidados e atividade física.

 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *