Você já parou para pensar na importância do nosso sistema urinário? Ele é responsável pela produção (rins), transporte (ureteres), armazenamento temporário (bexiga) e eliminação da urina (uretra), combinação essa que garante a eliminação de substâncias tóxicas e em excesso do nosso corpo1.

Os LUTS (ou sigla em inglês para Lower Urinary Tract Symptoms) é um termo que funciona como “guarda-chuva” para nomear um grupo de sintomas do trato urinário inferior, e que apesar de ser uma sigla desconhecida, é muito comum entre os brasileiros, afetando 59% das mulheres e 40% dos homens acima dos 40 anos2.
Quais são esses sintomas?
Sabe aquela vontade de ir ao banheiro toda hora? Ou aquele escape de xixi que acontece durante a prática de atividades rotineiras, como ao se exercitar, ou até tossir? Pois esses são alguns dos sinais que caracterizam os LUTS.
A maioria dos pacientes apresenta uma combinação de sintomas, que podem ser classificados como de armazenamento, esvaziamento e pós-miccionais3,4,5:
Armazenamento:
- Vontade constante de urinar (mais de 8 idas por dia).
- Acordar muitas vezes para fazer xixi.
- Desejo súbito de urinar, difícil de adiar – mesmo com volumes baixos de urina na bexiga.
- Incontinência urinária (perda urinária involuntária).
Esvaziamento:
- Hesitação (demora para iniciar o jato de urina).
- Intermitência (jato de urina “cortado”, que para e recomeça).
- Jato fraco.
- Esforço miccional (necessidade de esforço para gerar o jato de urina).
- Gotejamento terminal (gotejamento ao final da micção).
- Jato urinário disperso.
- Dificuldade de iniciar o jato.
Pós-miccional:
- Sensação de esvaziamento incompleto (sensação de não ter esvaziado a bexiga completamente ao final da micção).
- Gotejamento pós-miccional (gotejamento de urina nas roupas íntimas após terminar a micção).
Quais são as possíveis causas?
É importante lembrar que os LUTS não configuram uma doença, mas sintomas que podem ser causados por elas, ou até por condições do próprio indivíduo, como o envelhecimento. Alguns problemas de saúde que podem estar associadas aos sintomas do trato urinário inferior são6:
- Hiperplasia benigna da próstata (HBP).
- Infecção urinária.
- Bexiga hiperativa.
- Diabetes.
- Enfraquecimento muscular da bexiga, que dificulta a contração do órgão.
Como é feito o diagnóstico e quais são os possíveis tratamentos?
Para iniciar o tratamento, o médico especialista – que neste caso é o urologista – irá analisar a causa, a intensidade dos sintomas e o quanto eles estão incomodando6.
Em alguns casos, exercícios para fortalecer o assoalho pélvico e mudanças de estilo de vida, que incluem evitar o consumo excessivo de líquidos, melhorar o funcionamento do intestino ou fazer a manutenção do peso, podem ajudar6.
O controle do diabetes e de condições cardiovasculares também é importante, assim como o tratamento com medicamentos, que atuam na redução dos sintomas. Nos casos mais graves e que não respondem ao tratamento, intervenções cirúrgicas podem ser necessárias6.
Impactos na qualidade de vida dos pacientes
Os LUTS causam problemas que vão além do desconforto físico, eles afetam o emocional e o psicológico, podendo causar depressão e reclusão, os quais impedem os pacientes de levarem uma vida regular. Muitos deles são resistentes em buscar ajuda médica, justamente por acharem que é algo natural da idade ou por sentirem vergonha.
Por isso, não hesite em procurar ajuda de um profissional caso sinta que exista alguma mudança no seu padrão de micção. Não deixe que momentos importantes sejam interrompidos por conta da vontade constante de ir ao banheiro.
Trato feito?
Fontes:
- Sistema Urinário. Aula de Anatomia. Disponível em: <https://www.auladeanatomia.com/novosite/pt/sistemas/sistema-urinario/ > Acessado em março de 2022.
- Soler R et al. The prevalence of lower urinary tract symptoms (LUTS) in Brazil: Results from the epidemiology of LUTS (Brazil LUTS) study. Neurourol Urodyn. 2018;37(4):1356–1364.
- Abrams P et al. Urology 2003; 61:37-49.
- Oelke M et al. EAU Guidelines on the Management of Male LUTS. Feb 2013.
- Andersson KE. Urology 2003; 62:3-10.
- Campanha Dúvida Tem Cura. Portal da Urologia. Disponível em: < https://portaldaurologia.org.br/publico/campanhas/campanha-awareness-luts/> Acessado em março de 2022.
Add a Comment