Saúde do Homem

HPB


O que é?

A hiperplasia prostática benigna (HPB) é o aumento benigno da próstata. Em torno de 25% dos homens acima dos 50 anos são atingidos pela HPB, proporção que aumenta conforme a idade, chegando a até 90% dos homens acima de 80 anos.

Apesar de atingir a próstata, a HPB não é um tipo de câncer e também não aumenta as chances de tumores surgirem na glândula. Porém, seu crescimento descontrolado pode pressionar a uretra e dificultar a passagem da urina, que pode causar outros problemas, como infecções urinárias, dificuldade para esvaziar a bexiga e até mesmo a paralisação dos rins.

Fatores de Risco


Alimentação

Consumir gorduras saturadas e zinco demais pode causar um aumento nas chances da HPB acontecer6.

Hereditariedade

Assim como no câncer de próstata, as chances de desenvolver HPB são maiores caso algum parente de primeiro grau teve a doença.

Envelhecimento

É extremamente raro a HPB acontecer em homens com 40 anos ou menos. Porém, após os 50 anos, 1 em cada 4 homens tem algum tipo de sintoma da próstata aumentada.

Outras Doenças

Homens com doenças cardiovasculares prévias, obesidade e diabetes possuem mais chances de desenvolver a HPB de acordo com estudos.

Prevenção


O único jeito de reduzir o risco da HPB se manifestar é ir anualmente ao urologista após os 40 anos. A partir dessa idade, realizar os exames de rotina, mesmo sem sintomas, é fundamental para identificar e tratar a condição.

Diagnósticos e Exames


Assim como outras condições relacionadas à próstata, a melhor forma inicial de identificar a HPB é através do exame de toque retal. Nele, os médicos urologistas conseguem avaliar a próstata, podendo também verificar se existem indícios de câncer.

Outro exame que também auxilia no diagnóstico da HPB é o teste de Antígeno Prostático Específico (PSA), substância produzida pela próstata que pode indicar a condição e também o câncer de próstata.

Além desses dois exames, existem muitos outros que podem ser solicitados pelo seu urologista: ultrassonografia, a taxa de fluxo de urina, análise do fluxo de pressão da bexiga, cistoscopia e outros.

Perguntas Frequentes


Quando a HPB pode surgir?

A partir dos 50 anos, as chances de desenvolver a condição aumentam. 25% dos homens com essa idade podem sofrer com os sintomas da HPB, proporção que pode aumentar para 50% dos homens com mais de 60 anos, chegando a 90% dos homens com 80 anos.

Existe alguma relação entre tamanho da próstata e sintomas intensos?

Cada caso é diferente, com várias peculiaridades relacionadas ao paciente, que são analisadas pelo médico responsável. Por isso, busque avaliação médica para informações mais detalhadas e precisas.


Voltar ao topo